port6.jpg

7 dicas pra melhorar de imediato sua performance nos Conference calls.

1- Se prepare e elimine quaisquer problemas técnicos.

Alguns alunos já reportaram situações em que os assuntos tratados não eram do seu conhecimento e que não conseguiam ajustar os aparelhos e nem acessar os links de forma adequada e isso causou nervosismo e constrangimento, ou seja um péssimo jeito de iniciar um call.

Muitas empresas tem seus próprios softwares para realização dos conference calls, muitas vezes são diferentes do que os que você está acostumado a usar. Então verifique a sala em que o call vai acontecer. Teste o equipamento, o link para o software e seja o primeiro a se conectar. Demonstre comprometimento com a reunião, Isso pode facilitar logo de cara as coisas e abrir caminho para uma boa comunicação com a outra parte. Lembre-se que você não terá mais nenhuma chance de causar uma boa primeira impressão. Quando tudo vai bem no aspecto técnico/logístico você fica livre pra focar no que precisa ser discutido e na linguagem que vai usar.

2 – Explicando algum procedimento técnico da chamada:

Muito bem, vamos começar com algumas palavras para explicar algum procedimento técnico, como:

  • Aperte o botão vermelho(por exemplo). Press the red button.
  • Se você quiser dar ênfase, Você tem que apertar o botão vermelho,  você diz: – You need to press the red button.
  • Acho que ficaria melhor  se você falasse mais perto do microfone, it’s a good idea to speak near the microphone

3 – Pedindo uma cofirmação e confirmando:

  • Se vc não compreendeu e quer que a outra pessoa repita, seja educado e não diga WHAT?! Isso é muito grosseiro. Você pode dizer: apneas sorry, Can you repeat that please? Você pode repetir isso por favor?  –
  • Se quiser confirmar uma informação diga: What exactly do you mean…? O que você quis dizer com…
  • Pra verificar que as outras pessoas entenderam você pode dizer: Is that Clear? Está claro? Are you with me? Você está seguindo meu raciocícnio, tá me entendo?

4-  Tá tudo beleza everything is great, no seu conference call

Se tudo estiver indo bem você pode dizer :

 – Yeah: That’s clear! Sim, está bem claro, ou então de um jeito mais informal:  Yes, I’ve got that. Loud and clear

5 – Se identifique

Uma coisa importante num conference call é se identificar a cada vez que você for falar pois muitas vezes tem mais de uma pessoa na chamada, aí você diz o seu nome e Here, por exemplo. Max here, ou Pedro here. Você tambem pode dizer isso quando atende uma ligação. 

6 – Ligação com problemas

Você pode também se deparar com falhas técnicas, a ligação está falhando você diz:  –  Sorry, it’s breaking up, ou se você não pode ouvir, diga Sorry, I can’t hear you.  –

enquanto você tenta resolver o problema. Hang on, aguenta aí. Is it better now? Consegue me ouvir agora? Melhorou?

7-Alguém pode estar falando muito rápido, peça para ela falar mais devagar, Can you slow down please, ou can you speak more slowly please.

É isso aí, let’s recap? Vamos recordar? (talvez fazer isso em forma de gráfico).

Explicando um procedimento: You need to / It’s a good idea to

Pedir pra confirmar e confirmar: Can you repeat that please? What exactly do you mean? Is that clear?  Are you with me?

Se está tudo bem: Yeah, that’s clear / Yes, I’ve got that/ loud and clear

Ligação com problemas: Sorry, It’s breaking up / sorry, I can’t hear you. Hang on,  is it better now?

Tao falando muito rápido: Can you slow down please? / Can you speak more slowly?

Tags: No tags

Add a Comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *