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Aplicando os 4 princípios básicos da “Técnica Feynman“de aprendizado.

A técnica Feynman tem quarto princípios básicos que se aplicadas com afinco garantem resultados positivos para aprender qualquer coisa. Essa técnica foi desenvolvida pelo vencedor do premio Nobel de Física Richard Feynman que aplicava a técnica em seus estudos, além de compartilhar e monitorar seus alunos no uso desse recurso. Não é uma formula milagrosa para prender alguma coisa mas com dedicação e disciplina essa técnica pode ser uma grande parceira e aliada nos seus estudos.

Veja abaixo quais são esses princípios e como aplicá-los nos seus estudos de inglês.

1- Escreva a mão.

Isso mesmo, grandes ideias são escritas em qualquer lugar, o que você quer aprender também deverá ser assim. Steve Jobs, costumava fazer um esboço de suas famosas apresentações no papel e a partir dela criava apresentações incríveis utilizando softwares complexos, mas tudo começava naquelas anotações. Ao fazer anotações a mão você começa a criar uma ligação ou uma familiaridade com o assunto ou a estrutura. Depois você vai poder pesquisar mais, anotar mais, fazer exercícios e etc..

2- Ensinar é uma das melhores formas de aprender.

Explique o que acaba de aprender como se o fizesse para uma criança. Simplifique ao máximo e utilize todas as formas que você conhece para transmitir o conteúdo. Faça desenhos tabelas, gráficos, etc. Ensinar faz com que você reflita sobre o que está querendo que o outro aprenda e crie estratégias para uma real retenção. Produzir, com as próprias palavras uma explicação, um conceito e/ou um resumo do que você quer aprender ou quer ensaiar e praticar. Ao fazer isso você começa a perceber o que realmente sabe e o que precisa ainda se aprofundar

3- Identifique possíveis gaps.

Verifique possíveis “gaps” a partir desse processo de tentar ensinar. Revise suas fontes, verifique as explicações as suas anotações  novamente, consulte um dicionário ou seu livro de estudos até mesmo esclareça com o seu tutor mais uma vez. Todo processo de aprendizado é beneficiado por constantes revisões e no caso do aprendizado de um idioma, isso é ainda mais importante. Para o nosso cérebro, o que não está sendo utilizando constantemente ficará estocado mas não estará pronto pra ser usado com agilidade caso necessite. O aprendizado de um idioma não é um processo linear em que os conhecimentos vão se somando como aprender ciências exatas, mas sim um processor espiral que vez ou outra requer revisão.

4- Organize, simplifique e leia em voz alta:

Faça com que o seu texto e suas anotações estejam com a sua linguagem, não utilize os jargões que você encontrou na explicação mas utilize as palavras que você tem mais familiaridade. Faça analogias que ajudarão na compreensão e retenção, crie seus próprio fonemas, tabelas e gráficos. No final leia em voz alta e repita várias vezes. Se ainda não está confiante que a mensagem, ou o significado está claro, talvez seja melhor voltar ao passo 3 e fechar esses “gaps”.

Assista aqui https://youtu.be/CN_SCpGuJ_w um vídeo ilustrativo que mostra como aplicar a Técnica Feynman.

Bons estudos!

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7 dicas pra melhorar de imediato sua performance nos Conference calls.

1- Se prepare e elimine quaisquer problemas técnicos.

Alguns alunos já reportaram situações em que os assuntos tratados não eram do seu conhecimento e que não conseguiam ajustar os aparelhos e nem acessar os links de forma adequada e isso causou nervosismo e constrangimento, ou seja um péssimo jeito de iniciar um call.

Muitas empresas tem seus próprios softwares para realização dos conference calls, muitas vezes são diferentes do que os que você está acostumado a usar. Então verifique a sala em que o call vai acontecer. Teste o equipamento, o link para o software e seja o primeiro a se conectar. Demonstre comprometimento com a reunião, Isso pode facilitar logo de cara as coisas e abrir caminho para uma boa comunicação com a outra parte. Lembre-se que você não terá mais nenhuma chance de causar uma boa primeira impressão. Quando tudo vai bem no aspecto técnico/logístico você fica livre pra focar no que precisa ser discutido e na linguagem que vai usar.

2 – Explicando algum procedimento técnico da chamada:

Muito bem, vamos começar com algumas palavras para explicar algum procedimento técnico, como:

  • Aperte o botão vermelho(por exemplo). Press the red button.
  • Se você quiser dar ênfase, Você tem que apertar o botão vermelho,  você diz: – You need to press the red button.
  • Acho que ficaria melhor  se você falasse mais perto do microfone, it’s a good idea to speak near the microphone

3 – Pedindo uma cofirmação e confirmando:

  • Se vc não compreendeu e quer que a outra pessoa repita, seja educado e não diga WHAT?! Isso é muito grosseiro. Você pode dizer: apneas sorry, Can you repeat that please? Você pode repetir isso por favor?  –
  • Se quiser confirmar uma informação diga: What exactly do you mean…? O que você quis dizer com…
  • Pra verificar que as outras pessoas entenderam você pode dizer: Is that Clear? Está claro? Are you with me? Você está seguindo meu raciocícnio, tá me entendo?

4-  Tá tudo beleza everything is great, no seu conference call

Se tudo estiver indo bem você pode dizer :

 – Yeah: That’s clear! Sim, está bem claro, ou então de um jeito mais informal:  Yes, I’ve got that. Loud and clear

5 – Se identifique

Uma coisa importante num conference call é se identificar a cada vez que você for falar pois muitas vezes tem mais de uma pessoa na chamada, aí você diz o seu nome e Here, por exemplo. Max here, ou Pedro here. Você tambem pode dizer isso quando atende uma ligação. 

6 – Ligação com problemas

Você pode também se deparar com falhas técnicas, a ligação está falhando você diz:  –  Sorry, it’s breaking up, ou se você não pode ouvir, diga Sorry, I can’t hear you.  –

enquanto você tenta resolver o problema. Hang on, aguenta aí. Is it better now? Consegue me ouvir agora? Melhorou?

7-Alguém pode estar falando muito rápido, peça para ela falar mais devagar, Can you slow down please, ou can you speak more slowly please.

É isso aí, let’s recap? Vamos recordar? (talvez fazer isso em forma de gráfico).

Explicando um procedimento: You need to / It’s a good idea to

Pedir pra confirmar e confirmar: Can you repeat that please? What exactly do you mean? Is that clear?  Are you with me?

Se está tudo bem: Yeah, that’s clear / Yes, I’ve got that/ loud and clear

Ligação com problemas: Sorry, It’s breaking up / sorry, I can’t hear you. Hang on,  is it better now?

Tao falando muito rápido: Can you slow down please? / Can you speak more slowly?